Colóquio Internacional Performa(ti)cidades
Depois de um debate com o professor Jorge Larrosa Bondía (Universidade de Barcelona) – realizado em 8/set – o Colóquio Internacional Performa(ti)Cidades se estende de 24 a 26/set (qua a sex) no Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com uma programação que inclui mesas de debates, encontros entre companhias, grupos e coletivos, além de apresentações e performances. O Colóquio Performa(ti)Cidades reunirá profissionais com atuação nas áreas da dança, do teatro, da performance, das artes visuais, da filosofia, da comunicação e da educação para a apresentação de trabalhos que têm como foco temático o corpo, a cidade e a performatividade.
O colóquio é organizado pelo coletivo de artistas-professor@s-pesquisador@s-estudantes vinculad@s ao projeto Zonas de Contato, que se constitui de um programa de residência artística e intercâmbio cultural voltados ao fortalecimento das pesquisas e produções de grupos e coletivos da cidade do Rio de Janeiro e do interior do estado. O projeto teve início em 2011 (como parte do projeto de extensão Palco em Debate, do Instituto de Artes da UERJ), e a partir do ano seguinte, com o apoio da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), ampliou sua rede de parcerias, promovendo novas discussões, criações e experimentos cênicos acerca das relações entre arte, cidade e corpografias urbanas.
No dia 24 (quarta, às 9h30), a abertura do colóquio fica por conta de Denise Espírito Santo, coordenadora do evento e diretora do Instituto de Artes da UERJ. Na sequência, às 10h, acontece a primeira mesa de debate. Intitulada Performance e Política, a conversa conta com a presença d@s pesquisador@s André Lepecki (Universidade de Nova York), Ricardo Basbaum (UERJ) e Rosa Dias (UERJ), com mediação de Alexandre Sá (UERJ). A partir de 19h, a Cia. Código e o projeto Zonas de Contato apresentam a performance Os Donos da História.
No segundo dia (25/set), o colóquio começa às 10h, com a mesa de debate Corpos e Etnicidade. Para compor a mesa, foram convidados os pesquisadores Júlio Tavares (UFF) e Renato Nogueira (UFRRJ), além d@s artistas-pesquisador@s André Bern (editor de ctrl+alt+dança) e Taís Vieira (Coletivo Flores). A coreógrafa-cineasta Carmen Luz mediará o debate. A partir de 19h, o Teatro da Laje apresenta Finge que não está acontecendo nada.
O terceiro e último dia do evento recebe a mesa de debate Corpos e Cidades, às 10h. Com mediação da performer Sara Panamby, a conversa contará com a presença das pesquisadoras Bia Medeiros (UnB), Denise Espírito Santo (UERJ) e Paola Zordan (UFRGS). A partir de 19h, o Teatro de Operações apresenta a performance B-T-G-P-T-1-4-0-5-9-CÂMBIO. Além da apresentação, haverá uma festa de encerramento na Casa 24 (localizada no bairro de Santa Teresa).
Nos três dias de colóquio, a faixa de horário situada entre 15h e 18h está reservada a encontros entre coletivos, companhias e grupos. Para se inscrever nas atividades do evento, é preciso enviar um e-mail para performa.cidades@gmail.com.
Saiba mais detalhes no site do colóquio:
http://performacidades.wix.com/performaticidades.
https://ctrlaltdanca.wordpress.com/2014/09/22/performaticidades-corpo-cidade-e-performatividade-reunem-artistas-professors-pesquisadors-e-aluns-em-coloquio-internacional-no-rio-de-janeiro/
Site ctrl+alt+dança
Acesso 11 abril 2021