top of page
Live tentativa

Por: Nanci de Freitas

Isolamento pandêmico. Home office: trabalho em teleconferência. Falta de contato social. Esgotamento.

Como diz Bung-Chul Han, em entrevista ao jornal El País, publicada em 23/03/2021: “Durante a pandemia, nos sentimos até mais esgotados ainda do que de costume. Até a inatividade a que o confinamento nos obriga causa-nos fadiga. Não é a ociosidade, mas o cansaço, que impera em tempos de pandemia”. Trabalhamos e estudamos de modo remoto. Para além do trabalho, as redes sociais são nossas ágoras agora. As lives são a possibilidade de contato. A presença nas redes sociais se intensifica e a síndrome da selfie se expande, numa permanente performatização da própria imagem.

Pediram-me um depoimento em vídeo para um site. Eu devo dizer quem eu sou e o que faço: “Eu sou Nanci de Freitas...”. Começo preparando oespaço... Escolho me sentar em um sofá pequeno. Monto uma mesinha onde apoio o celular numa pilha de livros. Penso no ambiente, no enquadramento e na iluminação. Decido usar uma luminária que se apoia no piso. Gravo à noite, quando minha rua é mais silenciosa.
Olho para minha imagem na tela. “Eu sou Nanci de Freitas... não”. Soou artificial. “Eu sou professora... não”. Está muito didático. “Eu sou... não”,“Eu sou”, “eu sou...”. Eu sou....................................................................

Posiciono-me num ângulo que me agrada. Monto minha imagem. Se eu gosto do que vejo, vão gostar de me ver... Pronto, gravei. Não fico satisfeita com o resultado, mas tive que enviar o vídeo assim mesmo, atendendo ao prazo solicitado.

Alguns dias depois, navegando na galeria do celular, me deparei com os registros do processo, uma série de fragmentos das tentativas. Considerei flashes paradigmáticos de “anti-lives”. Comecei a postar um fragmento a cada semana, enquanto os números de contaminados e mortos por COVID 19 iam se avolumando nas estatísticas e nas notícias dos telejornais............ 100 mil... 150 mil mortos................................................................................
Junto da tragédia e do caos, as “lives tentativas” iam se diluindo, sucumbindo.

 

bottom of page