Medeia e suas Margens
Ver mais informações no site:
O projeto "Medéia e suas margens" faz parte do Zonas de Contato, programa de formação nas linguagens cênicas e está vinculado ao projeto de extensão Palco em Debate, coordenado pela professora Denise Espírito Santo, do instituto de Artes da UERJ. A montagem na COART integrou a programação da Semana da Consciência Negra da UERJ, uma vez que pretende dar visibilidade às questões do racismo estrutural, responsável pela morte de uma mulher a cada 3h no Brasil.
O eixo temático de "Medeia e suas margens" se volta para uma contextualização do mito de Medéia sob a luz de acontecimentos globais recentes. A personagem emblemática da obra de Eurípedes, serve aqui de inspiração para um projeto de criação teatral que prioriza o debate sobre os crimes de feminicídio no Brasil e na América Latina, que a despeito das conquistas recentes no âmbito das políticas pelos Direitos Humanos, esbarra ainda numa espécie de violência estrutural que rege nossas sociedades coloniais, racistas e misóginas.
Participantes:
1ª edição do projeto: Daniella Anatólio, Darlene Santos, Flora Bulcão, Gisele Magiolli, Ítala Ísis, Kaline Leigue, Larissa Bery, Rita Diva e Tatiana Villela.
2ª edição do projeto: Adriana Rolim, Carla Maranhão, Diana Fagundes, Fernanda Dias, Flora Bulcão e Rita Diva.
EQUIPE DE CRIAÇÃO
Direção e coordenação: Denise Espírito Santo
Cenários: Heloísa Bulcão
Professora dança afrobrasileira corporal: Valeria Monā
Preparação vocal: Antonilde Rosa
Fotografia: George Magaraia e Diana Magalhães
Assistência de produção: Ana Clara Souza
Luz: César Germano (primeiro projeto de luz) e Samitri Bara (segundo projeto de luz)
Financiamento: FAPERJ - o projeto contou com recursos de 2017 a 2019
Apoios: SR3 apoiou com uma bolsa de extensão. Cetreina apoiou com uma bolsa iniciação a docência.
Ano da realização: 2017
Essa publicação apresenta um pouco do percurso artístico partilhado entre o elenco e colaboradoras de Medeia e suas margens, mas também outros ensaios que se dedicam a outros temas, tais como encarceramento feminino em massa, projetos de arte & educação que se dedicam à formação e autoformação em espaços formais e não formais da educação, produções poéticas oriundas do Café Literário, projeto vinculado ao Ateliê de Múltiplas Linguagens, com sede na Vila da Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ, dentre outras colaborações. O conteúdo dessa publicação é um pouco do que pensa, sente, vive, sonha, algumas dessas mulheres. É também o desejo de encontro e fortalecimento. Brilho nos olhos e vontade de ser mais e mais Medéia.
COPYRIGHT Instituto de Artes - 2018
Diretora editorial Denise Espírito Santo
Assistente editorial Shelly Modesto
Revisão Denise Espírito Santo
Capa, projeto e diagramação Ítala Isis
Foto George Magaraia
Flora Bulcão
Foto George Magaraia
Kaline Leigue
Foto George Magaraia
Espaço Cênico de Medéia e suas margens
Foto George Magaraia
Danielle Anatólio
Foto George Magaraia
Espaço Cênico de Medéia e suas margens
Foto George Magaraia
Danielle Anatólio
Foto George Magaraia
Danielle Anatólio