top of page

Pré-COIREM

    O Pré-COIREM 2018 divulgou a realização do III Congresso Intercultural de Resistência  dos Povos Indígenas e Tradicionais do Maraka’nã,  ocorrido em 2018, com a participação de indígenas de diferentes lugares do Brasil e da América Latina.

    O evento, organizado em parceria com militantes e indígenas da Aldeia Maracanã, apresentou a luta pela permanência desta Aldeia urbana, que desde 2013 é ameaçada de extinção pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. 

    A proposta de criação e realização da primeira Universidade Indígena, a ser construída na Aldeia Maracanã, foi apresentada pelos palestrantes durante o Pré-Coirem como estratégia de circulação das formas de ensino/aprendizado dos conhecimentos indígenas.

    A forma itinerante do Pré-Coirem (Instituto de Artes, Aldeia Maracanã, Instituto de Filosofia) ao longo de um dia, evidenciou a proximidade física destes lugares como possibilidade de troca entre saberes. 

 

Realização:

Aldeia Maraká`nã Resiste

Ateliê de Performance

Art UERJ

Instituto de Filosofia da UERJ

 

Coordenação: Eloisa Brantes

https://www.atelieperformance.com/pre-coirem

https://coirem2018.wixsite.com/coirem2018/coirem

01 DSC_0009.JPG

Pré-COIREM

III Congresso Intercultural de Resistência dos 

Povos Indígenas e Tradicionais do Maraka'nà

Realização:

Aldeia Maraká`nã Resiste

Ateliê de Performance

Art UERJ

Instituto de Filosofia da UERJ

 

Coordenação:

Eloisa Brantes

Cartaz de divulgação do evento

Foto César Germano de O. Costa

Professora Eloisa Brantes

na abertura do Pré – COIREM

Crédito vídeo: César Germano de O. Costa

Edição vídeo: Julia Esquerdo

03 DSC_0060.JPG

Foto César Germano de O. Costa

* O COIREM é um encontro que surgiu de um sonho coletivo acalentado na Tekoa (Teko Haw) Maraka’nà e no CESAC (Centro de Etnoconhecimento Sociocultural e Ambiental Cauyré). Sua construção parte de uma  inquietação: a constituição de um espaço de educação popular, de resistência intercultural, de bem público-comum construído autonomamente pelos e para os povos indígenas e originários.

* O COIREM 2018, tem por objetivo principal estabelecer as diretrizes políticas, sociológicas, filosóficas, pedagógicas e artístico-culturais da implementação da Universidade Indígena e reconhecer e desenvolver propostas de fortalecimento da resistência de base comunitária e de luta pela terra pelos povos indígenas.

 

*Textos do site do evento:

COIREM - III Congresso Intercultural de Resistência dos

Povos Indígenas e Tradicionais do Maraka'nà

https://coirem2018.wixsite.com/coirem2018/coirem

Acesso 19 junho 2021

04 DSC_0079.JPG

Foto César Germano de O. Costa

bottom of page