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Coreografias e

contracoreografias de levante

Engajando dança, grafias e feminilidade

Tese de Doutorado de Lídia Costa Larangeira

Orientação:  Profª Dra Denise Espirito Santo

PPGArtes - Programa de Pós-Graduação em Artes
Instituto de Artes da UERJ  - 2019

 Vídeo: César Germano de O. Costa

Ensaio fotográfico de:

Brinquedos para esquecer ou práticas de levante

Link do Espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=8QTU76-EjO8

Texto de apresentação do solo

Por Sérgio Andrade*

Brinquedos para esquecer ou práticas de levante, solo de dança de Lidia Larangeira (RJ), em parceria com o dramaturgista Sérgio Andrade (RJ), é um tríptico de partes independentes que compõem, juntas, uma dança/convocação contra a brutalidade dos regimes de soberania que investem em capturar, invisibilizar e esgotar a potência das vidas minoritárias e dissidentes. Utilizando elementos diversos como gestos de guerra, roupas oferecidas pelo público, verbo, manipulação de brinquedos e o corpo de mulher nu, a performance atravessa intensidades, materialidades e cria narrativas que vão lembrando os rastros que insistem em ser (violentamente) apagados - seja pela repressão, pelo esquecimento, pela amnésia, pelo recalque, pela fantasmagoria, pela cegueira, pela captura ou pelo esgotamento - mas que não podem, por um imperativo político, jamais ser esquecidas. 

 

*Sérgio Andrade é doutor em filosofia e professor dos cursos de graduação e Pós-graduação em dança da UFRJ

Fonte: Pag 121 da tese de doutorado:

Coreografias e contracoreografias de levante

Engajando dança, grafias e feminilidade.

Texto de apresentação do solo

Por Sérgio Andrade*

Na segunda parte do Espetáculo, uma coreografia de pequenos Brinquedos – miniaturas/souvenirs – localiza e revela os poderes que violam, colonizam e domesticam a vida cotidiana, entre eles, a Religião, o Estado, o Capital, a Ciência, o Patriarcado e as Mídias. Em contraponto, pelo mesmo mecanismo coreográfico, vão sendo revelados e visibilizados movimentos de resistência, lutas populares, líderes ativistas dos direitos humanos e forças de subversão em oposição às tiranias.

 

*Sérgio Andrade é doutor em filosofia e professor dos cursos de graduação e Pós-graduação em dança da UFRJ

Fonte: Pag 122 da tese de doutorado:

Coreografias e contracoreografias de levante

Engajando dança, grafias e feminilidade.

Apresentação no LabCena do dia 01 de agosto de 2018.        

2ª parte de: Brinquedos para esquecer ou práticas de levante

Lídia Costa Larangeira-Brinquedos para esquecer.jpg

Foto: George Magaraia

Lidia Larangeira

3ª parte de: Brinquedos para esquecer ou práticas de levante

Texto de apresentação do solo

Por Sérgio Andrade*

Na terceira parte, saímos da dimensão da história global e direcionamos o olhar para um ponto de fuga formado pelo corpo-mulher nu. Esgotado como espetáculo, o corpo da mulher nu não cessa de carregar em si as tensões presentes nas forças paradoxais: movimento e paralisação, perenidade e efemeridade, censura e liberdade, potência e precariedade e, por fim, memória e esquecimento.

A urgência e força de Lidia Larangeira, em “Brinquedos para esquecer ou práticas de levante”, performa uma dança de ativar memórias e de fazer reviver o que jamais deveria ser esquecido.

 

*Sérgio Andrade é doutor em filosofia e professor dos cursos de graduação e Pós-graduação em dança da UFRJ

Fonte: Pag 122 da tese de doutorado:

Coreografias e contracoreografias de levante

Engajando dança, grafias e feminilidade.

Brinquedos para esquecer ou práticas de levante

 

Ficha Técnica:

 

Concepção e performance: Lidia Larangeira 

Dramaturgista: Sérgio Andrade 

Orientadora: Denise Espirito Santo

Iluminação: Tonlin Cheng

Adaptação da Luz no LabCena: César Germano e Lídia Larangeira

Fotografia: Nina La Croix

Desenho: Laura Lydia

Design Gráfico: Raquel Oliveira

Doc anexo pag 139.jpg

Doc anexado a pág 139 da dissertação

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