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ARTES DA CENA NO PPGARTES

​​​Projetos de pesquisa em Artes da Cena no PPGARTES

Programa de Pós-Graduação em Artes
Instituto de Artes da UERJ

No Programa de Pós Graduação em Artes - PPGArtes, muitos projetos envolvem pesquisas artísticas com experimentações em performance e cena contemporânea. O LabCena é um espaço privilegiado para estas pesquisas, oferecendo apoio técnico e recursos de multimídia.

Linhas de pesquisa:

 

Arte, Pensamento e Performatividade


A linha reúne pesquisas e processos relacionados ao conceito de performatividade na arte contemporânea, envolvendo questões teórico-crítico-experimentais acerca dos modos de ação construídos pelo corpo como um todo, o que significa exames múltiplos de atos de fala, atos de pensamento, atos de cena e atos de cultura, voltados para a expansão da formação poética, artística e política no âmbito do sensível.

 

Arte, Sujeito e Cidade

 

A linha dedica-se à reflexão sobre a arte entendida não apenas como produção de artefatos e eventos, mas como praxis definidora de modos de ser e de habitar a cidade. Nesse sentido, a arte é dita atividade incessante de criação de espaços de vida e de autoformação, de experimentação de práticas de subjetivação e de produção de presença. São pois os primeiros produtos da atividade artística a sensibilidade, a intenção e o gesto que constituem o ser na pluralidade do mundo, mas também o corpo e espaço que fazem ser a cidade.

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Foto: George Magaraia

Anima Monstro

Corpo, alteridade e performance na contemporaneidade

Dissertação de Mestrado de Thiago José Bastos de Siqueira
Orientação: Profa. Nanci de Freitas

 

PPGArtes - Programa de Pós-Graduação em Artes
Instituto de Artes da UERJ 

Pesquisa que investiga os limites e contaminações entre a performance arte e o teatro contemporâneo. Relata a experiência de criação, produção e apresentação de duas performances que utilizaram personagens marginalizadas conhecidas como monstros: Minotauro e Frankenstein.

A pesquisa de mestrado foi desenvolvida sob a orientação da Profª Dra Nanci de
Freitas, na linha de pesquisa Arte, pensamento, performatividade.

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Foto: Pedro Henrique de Brito Borges
Edição: César Germano e Julia Esquerdo

Bia Freitas

(Me) NOTAS

Relato de uma experiência entre

performatividade e biodrama

Dissertação de Mestrado de Rodrigo Claro Vieira
Orientação: Profa. Nanci de Freitas

PPGArtes - Programa de Pós-Graduação em Artes

Instituto de Artes da UERJ 2019

A pesquisa apresenta uma reflexão a respeito da experiência cênica (Me) notas, um projeto artístico desenvolvido na cidade de Nova Iguaçu, localizada na Baixada Fluminense, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. No projeto, articulo uma escrita cênica que relaciona a linguagem teatral e a performance, entendendo suas aproximações e diferenciações e o diálogo com o teatro pós-dramático e o biodrama.

A dramaturgia perpassa pelo dia a dia dos participantes, absorvendo medos, desejos e conflitos pessoais de cada artista, e nessa perspectiva me apropriei de exercícios do Teatro do Oprimido, fundado por Augusto Boal, e reflexões levantadas pela encenadora Viviane Tellas, que afirma que toda história pessoal é digna de ser encenada. A fim de entender melhor o universo no qual a experiência (Me) notas é desenvolvida, faço uma análise do MIT - Movimento Intergeracional de Teatro - idealizado por Luiz Guarnier, que funciona na cidade iguaçuana, percebendo nele características de um teatro de resistência tal como o Teatro do Oprimido de Augusto Boal.

A pesquisa de mestrado foi desenvolvida sob a orientação da Profª Dra Nanci de Freitas, na linha de pesquisa Arte, pensamento, performatividade.

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Foto Bárbara Bergamaschi

Performance Quero contar-lhe uma história 

Apresentada na exposição coletiva Flutuantes, Paço Imperial, RJ.

Eu, você, elas, nós

Performando narrativas de amor entre mulheres

 

Dissertação de Mestrado de Andrea Pech.
Orientação: Profa. Nanci de Freitas

PPGArtes - Programa de Pós-Graduação em Artes
Instituto de Artes da UERJ 

A pesquisa parte da realização de performances que abordam narrativas autobiográficas sobre amor entre mulheres, propondo uma relação com o espectador/participante/leitor. O corpo revela sua intimidade, respondendo a este tempo de ameaças conservadoras a partir de operações micropolíticas.

A pesquisa de mestrado foi desenvolvida sob a orientação da Profª Dra Nanci de Freitas, na linha de pesquisa Arte, pensamento, performatividade.  

PPGARTES UERJ, 2019.

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Foto Nina La Croixeorge 

Lidia Larangeira

Coreografias e contracoreografias de levante

Engajando dança, grafias e feminilidade

 

Tese de Doutorado de Lídia Costa Larangeira
Orientação:  Profª Dra Denise Espirito Santo

 

PPGArtes - Programa de Pós-Graduação em Artes
Instituto de Artes da UERJ  - 2019

Este trabalho discute o modo como a coreografia constitui, em sua fundação, um dispositivo de legislação e ordenação de corpos, sociabilidade e sexualidade, produzindo condutas normatizantes que precarizaram historicamente e seguem, pela transmissão de um legado colonial, precarizando a vida das mulheres.

Durante a qualificação a artista apresentou a performance Brinquedos para esquecer ou práticas de levante em 01 de agosto no LabCena 2018.

A pesquisa de doutorado foi desenvolvida sob a orientação da Profª Dra Denise Espirito Santo, na linha de pesquisa Arte, Sujeito e Cidade.

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Foto: Flavia Gilly

Violeta Pavão

Terra de Ninguém (2015) - Ipanema RJ

Cartografias alteradas:

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Dissertação de Mestrado de

Violeta Pavão Pampuri Mendes
Orientação:Profª Dra Denise Espirito Santo

PPGArtes - Programa de Pós-Graduação em ArtesInstituto de Artes da UERJ  - 2019

Cartografias Alteradas: corpxs em escavação é pesquisa e criação de manifestações poéticas: ações, performances, danças, cadernos, fotografias, conversas e outros modos de criação de imagens-ruído. Nesta construção investigo turbulências sobre corpx, saber e poder. A partir do meu processo de trabalho vou costurando afetos com seres da América Latina para fissurar arquivos históricos e científicos e fortalecer a luta destas terras. Este corpx que aqui sente e os que me afetam nesta caminhada reivindicam outros mundos para habitar e exigem respeito aos direitos básicos à vida. Vivxs nos queremos!

 

A pesquisa de mestrado foi desenvolvida sob a orientação da Profª Dra Denise Espirito Santo, na linha de pesquisa Arte, Sujeito e Cidade.

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Cartaz Perfopalestra  apresentada na Defesa de Dissertação

Foto (Bandeira Nacional): Acervo pessoal de Brisa Rodrigues

Foto (Performance): George Magaraia

 

O corpo bandeira da mulher revolucionária

e as práticas feministas nas artes. 

 

A dissertação parte da imagem do corpo bandeira (GOMES; SORJ, 2014), para instaurar um estudo panorâmico acerca de performances feministas em contexto acadêmico no Brasil. A compreensão da performance como plataforma de reivindicações de mulheres constrói justamente o suporte para o campo empírico desta pesquisa, que abarca justamente o desenvolvimento de uma performance autoral, a partir da experiência com os procedimentos da Mitodologia em Arte (LYRA, 2015). 

 

A pesquisa de mestrado foi desenvolvida sob a orientação da Profa. Dra. Luciana Lyra, na linha de pesquisa Arte, pensamento, performatividade.

PPGARTES UERJ, 2019.

 

A Bárbara

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Foto: Lionel Wainstok

Yriádobá da Ira à Flor via Festival Feminista do Porto

Portugal, maio de 2019

Yriádobá da Ira à Flor:

Influxos Artaudianos via Mitodologia em Arte

Dissertação de Mestrado de Adriana Rolin
Orientação: Profa. Dra. Luciana de Fátima Rocha Pereira de Lyra.

PPGArtes - Programa de Pós-Graduação em Artes
Instituto de Artes da UERJ

O presente trabalho parte de uma escrita performática, tendo o mito afro-brasileiro Obá como suporte, em sua complexidade entre guerra e amor. A pesquisa põe o mito de Obá em f(r)icção (LYRA, 2011) com minha história pessoal, tramando encruzilhadas movediças de criação numa perspectiva de descida ao “sul” da cabeça (FABRINI, 2013). Esta trama de criação dá-se por meio da Mitodologia em Arte, conceito/prático desenvolvida pela Prof. Dra. Luciana Lyra (2011; 2014; 2015). A proposição mitodológica traduz-se por um caminho que o artista procura entrever no sentido de aperfeiçoar o pluralismo das imagens colhidas nas suas experiências pessoais e artetnográficas em contínuo atrito. Este artista de f(r)icção (LYRA, 2011) modela, ficciona, em roçadura direta com o plano do real. Também no teatro proposto por Antonin Artaud (2006) com o que eu chamo de Influxos Artaudianos (2019), o corpo sem espaço para os órgãos e em plena potência de afecções, destrói as coerções e as castrações, produz novas possibilidades simbólicas, desnuda-se e reage diante da força de sua fragilidade, pois perturba o repouso dos sentidos. Esse corpo segue o fluxo de sua natureza do inconsciente, cria gestos gratuitos e personifica o arquétipo através da cena enquanto cerimônia. É um corpo espasmódico que religa suas energias internas e dança às avessas, refazendo seus mitos espirituais, perigosos e inapreensíveis.

 

A pesquisa de mestrado foi desenvolvida sob a orientação da Profa. Dra. Luciana Lyra, na linha de pesquisa Arte, pensamento, performatividade.

PPGARTES UERJ, 2019.

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Foto: César Germano de O. Costa

Performances de alunos

pesquisadores do PPGArtes

O Programa de Pós-Graduação em Artes da UERJ – PPGArtes - desenvolve a área de concentração em Arte e Cultura Contemporânea, possibilitando pesquisas transdisciplinares no campo das artes.

A performance atravessa diversas linguagens, tanto nas Artes Visuais quanto nas Artes Cênicas, tornando-se presente em pesquisas, trabalhos de disciplinas e em eventos, que ocorrem no LabCena.

Prazer, Quá-Quá Wonder...

André Wonder

Casa Grande e Senzala – Ilustração de Cícero Dias, criada para o livro de Gilberto Freyre,

Ilustração de Cícero Dias

Casa Grande e Senzala

Livro de Gilberto Freyre, 1933

Em revista: memórias de um diretor no teatro narrativo

Os Ciclomáticos Companhia de Teatro e a encenação de Casa Grande e Senzala

Manifesto Musical Brasileiro

Dissertação de Mestrado de Ribamar Arruda Ribeiro

Orientação: Profa. Dra. Nanci de Freitas

PPGArtes - Programa de Pós-Graduação em Artes
Instituto de Artes da UERJ 

A dissertação descreve a trajetória de Os Ciclomáticos Companhia de Teatro, sob a direção artística de Ribamar Ribeiro, fundada em 1996 e aborda o desenvolvimento do teatro narrativo como marca no processo de criação da companhia, com ênfase particular no espetáculo Casa Grande e Senzala – Manifesto Musical Brasileiro.

 

A pesquisa de mestrado foi desenvolvida sob a coordenação da Profa. Dra. Nanci de Freitas, na linha de pesquisa Arte, pensamento, performatividade.

PPGARTES UERJ, 2021.

 

Acesse a Dissertação nesse Link: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/16885

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