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Em revista: memórias de um diretor no teatro narrativo

Os Ciclomáticos Companhia de Teatro

 e a encenação de Casa Grande e Senzala - Manifesto Musical Brasileiro

Dissertação de Mestrado de Ribamar Arruda Ribeiro

Orientação: Profa. Dra. Nanci de Freitas

 

PPGArtes - Programa de Pós-Graduação em Artes
Instituto de Artes da UERJ 

Dedico aos meus pais, Luiz Renato Ribeiro (in memorian) e Miriam Lúcia Arruda Ribeiro (in memorian), à minha tia Deocacina Arruda, ao meu irmão José Renato Arruda Ribeiro, ao meu companheiro de vida e de arte, Getulio Nascimento e à minha família Os Ciclomáticos Companhia de Teatro.

Cena de abertura do espetáculo Casa Grande e Senzala.jpg

Foto: Henrique Moreno

Renato Neves, Marcio Vieira, Júlio Cesar Ferreira, Getulio Nascimento, Fernanda Dias, Juliana Santos, Nívea Nascimento, Fernanda Sabot e Fabíola Rodrigues

Cena de abertura do espetáculo

Casa Grande e Senzala - Manifesto Musical Brasileiro

 Teatro Municipal Ziembinski 2013

Em relação ao espetáculo Casa Grande e Senzala – Manifesto Musical Brasileiro, o projeto de encenação caminhou na seara da música e do teatro, tendo como foco principal procedimentos do teatro narrativo, de caraterísticas épicas, que foram se desdobrando numa amplitude de formas, no teatro moderno e no teatro contemporâneo. O espetáculo também experimenta a narratividade por meio de manifestações culturais brasileiras, os cantos e as danças de diversas regiões do país e, em particular, elementos da cultura carioca como o teatro de revista e a escola de samba, ampliando, assim, as formas narrativas.

 

* página 20 da dissertação

Em revista: memórias de um diretor no teatro narrativo

Os Ciclomáticos Companhia de Teatro e a encenação de Casa Grande e Senzala

Manifesto Musical Brasileiro 2021. 212 f. 

Dissertação de Mestrado (Mestrado em Artes).

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. 

Os Ciclomaticos.jpg

Foto: Acervo pessoal

Foto da porta da geladeira que originou o nome da companhia

Ciclomático Refrigerador

Em 1999, a companhia passou a se chamar Os Ciclomáticos Companhia de Teatro, da qual sou um dos fundadores. Uma das curiosidades sobre o nome da Companhia é que o nome anterior era da diretora do Grupo na época, Lia Sol Lenberg, porém, com a saída dela, em uma de nossas reuniões, iniciamos uma busca para o novo nome do grupo. Na época, ensaiávamos na casa de um dos integrantes, Renato Neves, e no meio da reunião alguém sugeriu o nome Ciclomáticos e perguntamos o porquê desse nome. A resposta foi a seguinte: “Nós sempre ensaiamos perto dessa geladeira velha que usamos como armário, sempre aqui e o nome dela é Ciclomático (fig. 4). Acho que seria legal este nome.”

 

* Pag 55 da dissertação

Em revista: memórias de um diretor no teatro narrativo

Os Ciclomáticos Companhia de Teatro e a encenação de Casa Grande e Senzala

Manifesto Musical Brasileiro 2021. 212 f. 

Dissertação de Mestrado (Mestrado em Artes).

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. 

Ensaio da cena Iaçã do espetáculo

Casa Grande e Senzala – Manifesto Musical Brasileiro

SENAC Irajá 2013

A encenação do espetáculo Casa Grande e Senzala - Manifesto Musical Brasileiro só foi possível graças ao Edital Prêmio Montagem Cênica 2011, com o patrocínio da Petrobras através da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro e a OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Nova Sociedade. Esse prêmio foi fundamental para que pudéssemos montar o espetáculo de acordo com o nosso desejo, que era fazer um espetáculo com características grandiosas. O que chamamos de grandioso era uma cenografia robusta, figurinos mais elaborados e a estrutura de um musical legitimamente brasileiro, ou seja, criando possibilidades cênicas muito maiores do que havíamos feito até o momento. Portanto, foi uma pesquisa que exigiu total dedicação neste momento de organização da companhia, tanto que todo o valor do patrocínio foi utilizado diretamente para a montagem do espetáculo e para a temporada de estreia no Teatro Municipal Ziembinski, em junho de 2013.

 

* pág 28 da dissertação

Em revista: memórias de um diretor no teatro narrativo

Os Ciclomáticos Companhia de Teatro e a encenação de Casa Grande e Senzala

 Manifesto Musical Brasileiro 2021. 212 f. 

Dissertação de Mestrado (Mestrado em Artes).

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. 

Ensaio da cena Iaçã do espetáculo Casa Grande e Senzala.jpg

Foto: André Vital

Renato Neves, Marcio Vieira, Júlio Cesar Ferreira, Getulio

Nascimento, Fernanda Dias, Juliana Santos, Nívea Nascimento e Ribamar Ribeiro

GEO_9807.JPG

Imagem: George Magaraia

Ribamar Ribeiro e Nanci de Freitas

Dedico esta dissertação ao teatro brasileiro, por isso o interesse em estudar e me aprofundar nesses aspectos. Buscar este olhar para o nosso teatro é de extrema importância, principalmente agora, em um período de apagamento de nossa história artística. Sendo assim, como artista e professor, poderei reverberar estas informações. Rever este processo é compreender, também, que ainda existem muitas senzalas a serem abertas, pois estamos vivendo em um momento que existe uma casa grande tentando apagar pretos, culturas indígenas, pessoas LGBTQIA +, minorias e excluídos das conquistas sociais. São muitas frentes de lutas e perspectivas de construções que exigem urgência, nos lembrando de que precisamos ficar atentos e fortes, pois o que não nos falta é autenticidade!

 

* Pag 177 da dissertação

Em revista: memórias de um diretor no teatro narrativo

Os Ciclomáticos Companhia de Teatro e a encenação de Casa Grande e Senzala

Manifesto Musical Brasileiro 2021. 212 f. 

Dissertação de Mestrado (Mestrado em Artes).

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. 

Espetáculo

 Casa Grande e Senzala –

Manifesto Musical Brasileiro

Autor/Direção  Ribamar Ribeiro

O livro de Gilberto Freyre é uma tentativa de esmiuçar o que é o brasileiro e por isso mesmo causa tantos ruídos e dissonâncias, mas por outro lado abre muitos precedentes para a discussão. Afirma João Cabral de Melo Neto: “Ninguém escreveu em português no brasileiro de sua língua: esse à vontade que é o da rede, dos alpendres, da alma mestiça, medindo sua prosa de sesta, ou prosa de quem se espreguiça” (NETO, 1982, p.75).

 

* pág 91 da dissertação

Em revista: memórias de um diretor no teatro narrativo

Os Ciclomáticos Companhia de Teatro e a encenação de Casa Grande e Senzala

Manifesto Musical Brasileiro 2021. 212 f. 

Dissertação de Mestrado (Mestrado em Artes).

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

Cartaz de divulgação do espetáculo Casa Grande e Senzala– Manifesto Musical Brasileiro. Cr

Cartaz de divulgação do espetáculo

Arte Cartaz:  Cachalote Mattos

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