(Me) NOTAS
Relato de uma experiência entre performatividade e biodrama.
Dissertação de Mestrado de Rodrigo Claro Vieira.
Orientação: Profa. Nanci de Freitas
PPGArtes - Programa de Pós-Graduação em Artes
Instituto de Artes da UERJ 2019
Registro da experiência cênica realizada durante o processo de pesquisa no mestrado que articula uma escrita cênica que relaciona teatro, performance e biodrama, a partir dos relatos dos participantes, envolvendo medos, desejos e conflitos pessoais.
A pesquisa de mestrado foi desenvolvida sob a coordenação da Profª Dra Nanci de Freitas, na linha de pesquisa Arte, pensamento, performatividade.
Foto: Pedro Henrique de Brito Borges
Edição: César Germano de O. Costa
Qual o sentido desta minha narrativa?
Como somos notados e como nos notamos? É uma questão que perpassou todo o processo de criação, já que a experiência cênica (Me) notas foi construída a partir das histórias dos atores e de nossas conversas nos ensaios. E é isso que o aproxima do conceito de Biodrama da encenadora argentina Vivi Tellas, que incorpora em suas peças percepções dos encontros, para responder à pergunta: qual o valor das nossas histórias?
Thiago Sant'Anna e Rodrigo Claro
A autonomia que os personagens de (Me) notas alcançaram só foi possível graças à liberdade que os integrantes tiveram para contar sua própria história, colocando-a em relação com outros sujeitos, em diálogo com o espaço do MIT, com a região de Nova Iguaçu e com nossa sociedade dividida. Nesta tensão dramática e ficcional, reitera-se nosso lugar de encontro artístico no espaço do comum, para o exercício da convivência e do compartilhamento de nossas dores e desejos.
Foto: Pedro Henrique de Brito Borges
Edição: César Germano de O. Costa
Registro da experiência cênica realizada durante o processo de pesquisa no mestrado
Foto: Pedro Henrique de Brito Borges
Edição: César Germano de O. Costa
Cae Novaes, Rodrigo Claro e Thiago Sant'Anna
O processo gerou uma escrita cênica desenvolvida nos ensaios, com a realização de relatos, improvisações e gestos performativos, resultando num roteiro textual. Durante a pesquisa, os exercícios inspirados no Teatro do Oprimido foram fundamentais para a nossa conscientização sobre o que é ser artista fora do grande eixo cultural que é a capital carioca, compreendendo os problemas políticos e sociais ao nosso entorno e dos grupos da Baixada Fluminense. Os personagens/atores performatizam suas próprias vidas, mas também cada um deles é um pouco de mim enquanto artista, professor e morador da Baixada Fluminense, cada drama presente em (Me) notas também é meu. Escrever sobre o outro, também é escrever sobre si, diz Foucault (1992).
A dramaturgia cênica de (Me) notas se insere no ambiente da cena contemporânea, dialogando não só com as histórias pessoais de seus atores como também questionando o próprio fazer teatral, buscando no universo do metateatro ferramentas para desenrolar suas ações. A experimentação em que personagem e ator se confundem evidencia a tensão entre realidade e ficção, característica marcante no processo de diversos artistas contemporâneos.
Foto: Pedro Henrique de Brito Borges
Edição: César Germano de O. Costa
Thiago Sant'Anna, Bia Freitas e Patrícia Acosta
Integrantes da experiência (Me) Notas.
Da direita para esquerda: Marilene Monteiro, Marcelo Bandeira, Thiago Sant’Anna, Bia Freitas, Patrícia Acosta e Lucas Novais
(Me) NOTAS
Relato de uma experiência entre performatividade e biodrama
Dissertação de Mestrado de Rodrigo Claro Vieira
Orientação: Profa. Nanci de Freitas
Registro da experiência cênica realizada durante o processo de pesquisa no mestrado.
Equipe criação encenação:
Direção: Rodrigo Claro Vieira
Texto: Rodrigo Claro Vieira
Roteiro, Figurino e Ambientação Sonora: O grupo
Iluminação: César Germano de Oliveira Costa
Colaboração/apoio: Vitória Coutinho, Mariana Teixeira, Marcelo Novaes, Dyego Seixas, Diego Lessa, Luisa Araújo, Jennifer Furtado, Luiz Guarnier e todos os integrantes do MIT - Movimento Intergeracional de Teatro
Fotos: Pedro Henrique de Brito Borges
Supervisão de criação: Nanci de Freitas
Elenco:
Beatriz Freitas
Lucas Novaes (Caê Reles)
Marcelo Bandeira
Marilene Monteiro
Thiago Sant'Anna
Patrícia Acosta
Rodrigo Claro