top of page

P E N D U L A R

A performance ativa diferentes pontos de vista do Pêndulo de Foucault, abrindo diálogos corporais na verticalidade dos 12 andares do edifício do Pavilhão Reitor João Lyra Filho situado no Campus Maracanã, Rio de Janeiro/RJ.


A instalação foi realizada em 16 dezembro 2014 na UERJ, pelo projeto Experimento: desenho, fruto da colaboração entre Malu Fatorelli (Instituto de Artes) e José Eduardo Soares (Instituto de Física) com apoio da FAPERJ.

01 by Marco Antônio Parna.jpg

Foto Marco Antônio Parna

Pêndulo de Foucault - UERJ

Como projeto artístico, o pêndulo vincula-se a obras relacionadas à questão do espaço e aborda o desenho, o gesto e o lugar como experiência poética.


Malu Fatorelli e José Soares Barbosa
Fonte: http://revistacarbono.com/artigos/07-pendulo-malufato-josesoares/

P E N D U L A R

Direção artística Eloisa Brantes

Vídeo e edição: Herbert de la Paz

Performance apresentada no Encontro Atelie de Performance de 2014

Registro em vídeo da performance 2’34’’

Crédito Vídeo: Herbert de la Paz

Aspectos Físicos sobre o

Pêndulo de Foucault

O pêndulo de Foucault tem um valor histórico inestimável já que foi fundamental para demonstrar o movimento de rotação da Terra. Em seu deslocamento no espaço-tempo o planeta Terra realiza dois tipos de movimentos: O movimento de translação, que corresponde ao movimento do planeta em torno do Sol, com duração de um ano e o movimento de rotação, isto é, movimento da Terra em torno do seu eixo de simetria (Norte-Sul), com duração de um dia.


Malu Fatorelli e José Soares Barbosa
Fonte: http://revistacarbono.com/artigos/07-pendulo- malufato-josesoares/

03 - by Pedro Urano.jpg

Foto  Pedro Urano

04 - informe_uerj128_page-0001.jpg

Foto  Pedro Urano

Físico Léon Foucault é homenageado na UERJ com instalação de pêndulo

Tendo instituído 2014 como o ano comemorativo Jean Bernard Léon Foucault, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro prepara uma série de atividades e homenagens ao físico. A invenção mais conhecida do estudioso é o pêndulo de Foucault — um dispositivo que demonstra o efeito da rotação da Terra apresentado pela primeira vez em 1851 no Pantheón de Paris —, representado em uma instalação artístico-científica na Universidade como uma das homenagem ao físico.

bottom of page